O protesto aconteceu nesta terça-feira (8)
Profissionais da área de enfermagem realizaram manifestação, nesta terça-feira (8), em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A categoria pede a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que cria o Piso Salarial Nacional.
A proposta, de autoria do senador Fabiano Contarato ( PT-ES), estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% para técnicos e 50% auxiliares e parteiras.
Participaram do ato o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi).
O conselheiro Enf. Samuel Freitas, acredita que a materialização do reconhecimento da profissão virá quando o PL for aprovado. “Nós já temos o reconhecimento da sociedade, principalmente por causa da nossa atuação na pandemia. Precisamos que os deputados federais reconheçam o peso dos mais de 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem do país”, destacou.
De acordo com a Câmara dos Deputados, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
No entanto, a categoria pede que a PL tramite em regime de urgência.