Obrigatoriedade permanece, a princípio, para ambientes fechados e sistema de transporte público da capital
O uso de máscaras em espaços abertos em Teresina será opcional a partir desta segunda-feira (14). A medida adotada pela Prefeitura está prevista no decreto nº 22.200, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última segunda (7).
A obrigatoriedade permanece para locais fechados, transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros.
De acordo com o texto, a flexibilização gradual das medidas não farmacológicas de contenção à Covid-19 atende aos indicadores emitidos pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE), que classificou a situação pandêmica na capital na “faixa verde”, isto é, em um nível baixo de transmissão comunitária do vírus.
Assim, a flexibilização será composta por quatro etapas: a primeira ocorreu no dia 7, quando eventos, shows, espetáculos e festas foram autorizados a ocorrer sem limitação de horário, mas com uso de máscaras (mesmo em espaços ao ar livre), público de até 70% da capacidade total e demais exigências sanitárias. Os mesmos critérios foram aplicados ao comércio e à prestação de serviços.
A segunda será iniciada nesta segunda, com a revogação da obrigatoriedade das máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo as recreativas e esportivas, exceto as que gerem aglomerações, como shows, espetáculos e arquibancadas.
Em seguida, a terceira deve ser implementada na próxima segunda (21), quando o COE irá verificar se Teresina permanece na “faixa verde” mesmo com todas as medidas adotadas anteriormente.
Por fim, na quarta e última etapa, prevista para ocorrer em 28 de março, a obrigatoriedade do uso de máscaras será revogado inclusive em ambientes fechados, incluindo escolas e academias, respeitando-se os demais protocolos sanitários.
O decreto reforça que as máscaras seguirão sendo recomendadas para indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19, como idosos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos, bem como continuarão sendo obrigatórias aos cidadãos que apresentarem sintomas, testes positivos ou tenham tido contato recente com infectados pelo vírus.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), quase 100% da população teresinense recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, enquanto 94% foi imunizado com a segunda dose e completou seu esquema vacinal.