Campeão piauiense duelará com gigante brasileiro em busca de vaga nas oitavas do torneio nacional
A Associação Atlética de Altos, atual campeã estadual e única representante do Piauí na Copa do Brasil, enfrentará nada mais, nada menos que o Clube de Regatas do Flamengo, um dos maiores clubes do país, na terceira fase da competição nacional.
Ver essa foto no Instagram
O confronto histórico acontecerá em duas partidas: a primeira, a ser disputada em Teresina, está marcada para os dias 19, 20 ou 21 de abril, com horário a confirmar.
De acordo com o presidente do Altos, Warton Lacerda, o estádio Albertão, mesmo com limitações de estrutura, recebará o duelo. “Eu moro no Piauí e defendo meu povo: o jogo irá para o Albertão”, declarou em suas redes sociais.
Por outro lado, o segundo será realizado entre os dias 10, 11 ou 12 de maio, com horário a ser determinado, no Maracanã, estádio no qual o Flamengo manda seus jogos na capital do Rio de Janeiro.
A definição do adversário do Jacaré ocorreu durante sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta segunda-feira. O Flamengo, primeiro colocado no ranking de clubes da entidade, estava no pote 1, enquanto o Altos, apenas o 66º, figurava no pote 2; as equipes de um encarariam os times do outro.
Nessa etapa do torneio, o vencedor será determinado pela soma dos placares nos dois jogos; caso haja empate, a vaga para as oitavas de final será decidida na cobrança de penalidades. A regra do gol fora não é adotada.
Quem avançar fatura o montante de R$ 3 milhões e conhecerá seu próximo rival após novo sorteio promovido pela CBF.
O Altos estreou na Copa do Brasil diante do Sport Recife, de Pernambuco, pela primeira fase do torneio. Com gol solitário do artilheiro Betinho, revelado pelo Náutico, arquirrival do Leão, o Alviverde seguiu na competição.
Em seguida, viajou ao Rio Grande do Norte para desafiar o ABC de Natal, na segunda fase, em duelo de companheiros da Série C do Campeonato Brasileiro.
Após sair atrás no placar ainda no primeiro tempo, a Manga Mecânica reagiu na etapa complementar e levou a partida para os pênaltis. Na marca da cal, superou o Alvinegro por 4 a 2 e conquistou uma inédita classificação para a terceira fase.
Já o Flamengo, tricampeão da Copa do Brasil (1990, 2006 e 2013), ganhou o direito de ingressar na competição apenas na terceira fase, uma vez que foi vice-campeão da elite do Brasileirão em 2021.
O campeão piauiense participou do torneio nacional em três ocasiões anteriores: em 2018, venceu o Atlético-GO por 2 a 1 na primeira fase, mas foi eliminado na etapa seguinte pelo Red Bull Bragantino, diante do qual perdeu pelo placar mínimo.
Em 2019, sofreu uma sonora goleada de 7 a 1 para o Santos logo na estreia, se despedindo da competição logo de cara.
Por fim, em 2020, também na fase inaugural, empatou com outro clube carioca, o Vasco da Gama, em 1 a 1. O Altos só foi desclassificado devido à vantagem do visitante, que ocupava melhor colocação no ranking da CBF.