A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o terceiro caso de Febre do Nilo Ocidental registrado no país. A paciente, uma idosa, morreu em […]
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o terceiro caso de Febre do Nilo Ocidental registrado no país. A paciente, uma idosa, morreu em 2017, mas só agora o caso foi confirmado por exames laboratoriais.
O caso foi registrado em Piripiri em junho de 2017. O nome da mulher não foi revelado ainda. Os sintomas da doenças são febre aguda, náuseas, dor nos olhos, dor de cabeça, dor muscular, dentre outros.
“Confirmamos o terceiro caso de Febre do Nilo no estado. Essa pessoa que esteve doente em 2017, e que veio a óbito, não tinha só essa doença, tinha outras associadas, como a hipertensão, o que infelizmente agravou seu quadro ”, informou Herlon Guimaraes, superintendente de atenção integral à Saúde da Sesapi.
Até agora, no Brasil, apenas dois casos foram registrados de febre do Nilo, mas sem óbitos. Foram registrados um caso em 2014 e outro em 2017.
“Estamos em contato com o Ministério da Saúde e temos apoio total para esclarecer sobre esse e outros vírus. É um vírus que existe no Piauí e em vários outros estados e temos que nos prevenir. Ele é transmitido por insetos e a prevenção passa pela limpeza e cuidado com o ambiente doméstico”, declarou Herlon Guimarães.