A sessão deliberativa aconteceu ontem (6)
Matéria de Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira
Por insuficiência de votos, a Câmara Federal rejeitou o requerimento de urgência para acelerar a análise do chamado PL das fake news. A proposta foi a plenário ontem (6) e a maioria dos deputados piauienses foi a favor da urgência.
O placar final foi 249 votos a favor e 207 contra. Eram necessários ao menos 257 apoios para aprovar a urgência.
A matéria recebeu diversas críticas ao longo da sessão. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) argumentou que a PL limita a liberdade de expressão. Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da proposta, acredita que o objetivo é tornar a internet um ambiente “mais saudável”.
Do Piauí, a deputada Margarete Coelho (Progressistas), cujo o partido integra o Centrão, que representa os interesses do presidente da República, votou a favor do regime de urgência. Confira a escolha dos deputados:
O Projeto de Lei n° 2630, de 2020, propõe instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A emenda objetiva
estabeler normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagens privadas, sobretudo no tocante à responsabilidade dos provedores pelo combate à desinformação e pelo aumento da transparência na internet, à transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público, bem como estabelece sanções para o descumprimento da lei.
Com informações de Agência Câmara