O Tribunal de Justiça do Piauí determinou a soltura do secretário de Planejamento e Gestão de Guadalupe, Willames Bonfim, a esposa dele Vanessa Rodrigues e […]
O Tribunal de Justiça do Piauí determinou a soltura do secretário de Planejamento e Gestão de Guadalupe, Willames Bonfim, a esposa dele Vanessa Rodrigues e do empresário Edvan Morais. A soltura foi autorizada pelo desembargador plantonista na noite de sábado (27).
Os três foram presos durante a operação Lixo de Ouro dando cumprimento aos mandados de prisão e busca e apreensão apurando a prática dos crimes de fraude a licitação, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O secretário, a esposa dele e o empresário foram postos em liberdade depois da decisão do desembargador plantonista, Pedro de Alcântara Macedo, que considerou que a prisão dos mesmos não era cabível.
O delegado de Guadalupe, Thiago Silva, que conduz as investigações, disse que a soltura pode atrapalhar o processo. “Atrapalha porque oferta a possibilidade dos investigados sumir com as provas. Mas é uma decisão judicial e temos que cumprir”, informou.
“Existiu elementos que afirmavam que os investigados ofereciam ofensa a ordem pública. A Polícia Civil mantém o compromisso de combate contra o crime de corrupção e dará continuidade às investigações”, concluiu Thiago Silva.
As investigações foram iniciadas em 2017 até 2018, onde mais de R$ 1.000.000,00 foram pagos pela coleta de lixo em Guadalupe, que tem em média 10,3 mil habitantes.