Partida de ida da decisão do Estadual acontece nesta quinta-feira (21), às 17h, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba
Três meses depois do início da competição, o Piauiense de 2022 enfim chega a sua grande decisão. De um lado, o tradicional Parnahyba, 13 vezes vencedor do torneio, mas que não fatura o título há nove anos. De outro, o promissor Fluminense-PI, que bateu na trave na edição passada e vem com força total para conquistar a taça inédita.
A primeira partida do confronto acontece nesta quinta-feira (21), às 17h, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba. O clube mandante já iniciou a venda de ingressos: até quarta (20), os tíquetes custarão R$ 20,00; no dia do jogo, o valor subirá para R$ 25,00. Interessados podem adquirir as entradas no CT Petrônio Portela e na Banca do Louro.
O Tubarão do Litoral está embalado pela classificação heróica diante do Altos na semifinal, sempre contando com o auxílio de seu 12º jogador – a torcida. No elenco, o goleiro Cris vive excelente fase, tendo operado cinco defesas difíceis no duelo de volta contra o Jacaré e evitado em grande parte a eliminação do clube. Outros destaques incluem o zagueiro e capitão Gilmar Bahia, o atacante Isac e o próprio treinador Pedro Manta, que chegou no meio do campeonato e alavancou a moral da equipe.
Já o Vaqueiro Belchior vem de duas vitórias: a primeira contra o 4 de Julho, por 1 a 0, também nas semis do Piauiense, e a segunda em cima do Juventude-MA, por 4 a 2, na estreia pela Série D do Brasileirão. Mário Sérgio, artilheiro do Brasil com 18 gols, é sempre sinônimo de perigo na pequena área; o volante Pio, que retorna de lesão, e o lateral-direito Tiaguinho também são peças fundamentais no esquema tático de Marcelo Vilar.
Na final do Estadual, o Tricolor possui a vantagem do empate por ter feito melhor campanha na fase inicial. Isso significa que, caso as duas partidas terminem com placares iguais, o Fluminense-PI levará o troféu ao Joca Claudino. Ao Parnahyba, portanto, somente a vitória interessa em ambos os confrontos: o segundo está marcado para a próxima quarta-feira (27), às 19h, no Lindolfo Monteiro, em Teresina.