17/11/2024

Política

Deputada volta a cobrar do governo do Piauí autonomia financeira da Universidade Estadual

“Isso é um pleito dos estudantes, isso é um pleito dos professores”, destacou a parlamentar

Compartilhe agora

Publicado por: Wanderson Camêlo 26/04/2022, 08:46

A deputada estadual Teresa Britto (PV) cobra mais uma vez do executivo piauiense a autonomia financeira da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ela voltou a tocar no assunto durante a sessão plenária desta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa (Alepi).

Teresa Britto, deputada estadual pelo PV (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“Isso é um pleito dos estudantes, isso é um pleito dos professores e isso vai possibilitar eles fazerem um planejamento dos recursos que forem garantidos anualmente”, enfatizou a deputada, em entrevista à imprensa, na Alepi.

Teresa cobra a resolução da demanda desde a gestão de Wellington Dias (PT), que deixou o comando do governo estadual este mês para disputar novamente uma cadeira no Senado. 

Comissão

No dia 17 de outubro de 2019, depois de provocar o Estado por meio de requerimento, a parlamentar, junto com outros integrantes da oposição na Assembleia Legislativa, realizaram uma audiência, com a participação de professores da Uespi, onde foi formada uma comissão para tratar da autonomia financeira da universidade.

Sede da Universidade Estadual do Piauí em Teresina (Foto: Divulgação/Uespi)

Em junho do mesmo ano, o  Ministério Público de Contas recomendou que o governo do Piauí garanta a autonomia financeira da Uespi. O órgão ministerial ressaltou que, ao tempo em que criou a Uespi, o Estado atribuiu a ela certas prerrogativas legais que a diferencia das secretarias integrantes da sua estrutura administrativa. Ou seja, a instituição não pode ser hierarquicamente subordinada ao governador do Estado ou à Secretaria de Educação.

Devido à pandemia de Covid-19, as discussões em torno do tema ficaram paralisadas. 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM