Ex-treinador comandou Jacaré em apenas dois jogos; 4 de Julho traz Fernando Tonet, que liderou Colorado na Série D de 2021
O Altos demitiu o técnico Agnaldo Liz a menos de cinco dias do confronto com o Flamengo, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, marcado para 1º de maio.
A decisão foi anunciada pelo clube nesta terça-feira (26), no mesmo dia em que a venda de ingressos para a partida diante do Rubro-Negro teve início.
Agnaldo havia sido contratado há duas semanas, pouco depois de conquistar o bicampeonato baiano com o Atlético de Alagoinhas. Ele substituiu Carlos Rabelo, que caiu após a eliminação para o Parnahyba nas semifinais do Campeonato Piauiense.
No comando do Jacaré, o treinador disputou somente duas partidas, ambas pela Série C do Campeonato Brasileiro, nas quais foi derrotado por Figueirense-SC e Volta Redonda-RJ, por 4 a 1 e 3 a 1, respectivamente.
Para o seu lugar, a diretoria do Altos recontratou Francisco Diá, treinador que comandou a equipe em 2017. O profissional estava à frente do Pouso Alegre-MG, clube da Série D, onde também permaneceu durante apenas duas semanas.
Diá conta ainda com passagens por Juazeirense-BA, Ferroviário-CE, ABC-RN e Sampaio Corrêa-MA. Agora a cargo da Manga Mecânica, o professor terá a missão de encarar o Flamengo, em duas partidas, na Copa do Brasil, bem como recuperar a equipe na Terceirona, torneio no qual ocupa a vice-lanterna da tabela.
O 4 de Julho foi outro clube do Piauí que realizou uma mudança em sua comissão técnica. Sai Edson Souza, que liderou o elenco do Colorado durante sete partidas, e entra Fernando Tonet, que retorna a Piripiri depois de um ano.
Edson não estabeleceu uma boa relação nem com o elenco, nem com a torcida, e caiu após eliminação nas semis do Piauiense, frente ao Fluminense-PI, e um início tímido na Série D, com empate diante do Pacajus-CE e derrota para o Moto Club-MA.
Já Tonet liderou o 4 de Julho durante a histórica campanha na Copa do Brasil do ano passado, quando o Gavião alcançou, à semelhança do Altos, a terceira fase da competição, na qual venceu o São Paulo, por 3 a 2, em Teresina, e foi goleado por 9 a 1 na partida de volta.
Agora o técnico gaúcho, que deixou o próprio Quatro para assumir o Marcílio Dias-SC, disputará novamente a Série D do Brasileirão, na qual acumula um acesso com o Altos, em 2020, e uma eliminação nas oitavas de final, com o Colorado, em 2021, para o ABC-RN.
Caso seja inscrito, em tempo hábil, no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Tonet pode fazer sua reestreia diante da Tuna Luso-PA, no sábado (30), às 16h, na Arena Ytacoatiara. O 4 de Julho ocupa a quinta colocação do Grupo A2 da Quarta Divisão.