O gerente de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Idílio Moura, confirmou que o Piauí tem 16 focos de peste […]
O gerente de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Idílio Moura, confirmou que o Piauí tem 16 focos de peste suína em sete municípios. A Adapi reforçou a necessidade de eliminar os animais infectados e dos criadores manterem os animais presos.
“São 16 focos confirmados em sete municípios, todos com os animais devidamente eliminados. Estamos na fase de eliminação do último foco em São João do Arraial dessa unidade epidemiológica, que é um conjunto de produtores que seus animais têm vínculo com os animais que foram sacrificados”, informou Idílio Moura.
“Esperamos que em breve possamos ter controlado de uma vez por todas essa doença. Reforçamos a necessidade dos criadores manterem seus animais presos para evitar a disseminação da doença”, completou o gerente de Defesa Sanitária.
“É uma problemática em todos os estados do Nordeste devido ao sistema de criação de animais de interesse socioeconômico. Pelo sistema de criação extensiva, os animais são criados soltos e dificulta o controle da doença”, finalizou.