Gavião Colorado foi beneficiado pela classificação do Campinense à final do Campeonato Paraibano
Pela primeira vez na história, o Piauí terá quatro representantes na Copa do Nordeste. Na edição de 2023, além do campeão do Estadual (Fluminense-PI ou Parnahyba), que garante vaga direta para a fase de grupos, o estado contará com três clubes na fase preliminar, ao invés de apenas dois.
Um desses clubes já é conhecido: trata-se do Altos, equipe de melhor colocação no Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); o outro lugar será ocupado pelo vice-campeão estadual; o terceiro time será o 4 de Julho, de Piripiri, que retorna ao Nordestão após ter disputado a edição de 2021.
Ver essa foto no Instagram
A classificação do Gavião Colorado foi assegurada após o empate entre Campinense e Sousa, por 1 a 1, que definiu a ida do primeiro à final do Campeonato Paraibano. Dessa forma, a equipe piauiense se encaixou no critério dos três nordestinos melhores colocados no Ranking da CBF independentemente do estado de origem.
Caso essa série de fatores não houvesse acontecido, o 4 de Julho estaria fora da disputa do Nordestão por ter sido eliminado nas semifinais do Campeonato Piauiense deste ano. Pelo mesmo motivo, o clube corre risco de ficar sem calendário nacional em 2023 se não conquistar o acesso à Terceira Divisão.
Assim, na temporada que vem, o Colorado garantiu ao menos mais uma competição juntamente ao Piauiense. Se não houver reajuste nas cotas de premiação, o time de Piripiri embolsará no mínimo R$ 40 mil, quantia destinada aos participantes da primeira fase da Pré-Copa do Nordeste.
Na fase preliminar, 24 clubes se enfrentam em confrontos eliminatórios, de caráter único, nas duas primeiras etapas. O sistema de ida e volta passa a ser aplicado na terceira e última etapa, da qual as quatro equipes restantes se juntam às 12 previamente classificadas à fase de grupos.
Em 2022, Fluminense-PI (vice do Estadual) e River-PI (melhor ranqueado) representaram o Piauí no Pré-Nordestão. O Vaqueiro caiu logo na primeira etapa, após empate em 1 a 1 com o Imperatriz-MA, no tempo regulamentar, e derrota por 5 a 4 na disputa de pênaltis. Por outro lado, o Galo superou o Lagarto-SE, por 5 a 0, na partida inaugural, e avançou à etapa seguinte, na qual foi eliminado pelo CRB-AL pelo placar de 2 a 1.