25/11/2024

Saúde

Ministério da Saúde amplia quarta dose para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde

Nova recomendação para Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi publicada em nota técnica neste sábado (4)

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 05/06/2022, 09:25

O Ministério da Saúde ampliou a segunda dose de reforço para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde de todas as idades. A recomendação vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

Para a decisão, a Pasta considerou a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. 

Ministério da Saúde amplia segunda dose de reforço para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da saúde (Foto: MS)

As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. 

Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.

Até agora, o Governo Federal já distribuiu quase 500 milhões de doses para todo Brasil, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Mais de 85,9 milhões já tomaram a primeira dose de reforço.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM