16/11/2024

Educação

Atividades presenciais da UFPI retornam nesta segunda (20) após dois anos de ensino remoto

Uso obrigatório de máscaras e apresentação do comprovante vacinal são requisitos para a volta às aulas presenciais

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 20/06/2022, 08:24

As atividades presenciais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) retornam a partir desta segunda-feira (20). A retomada foi autorizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) da instituição devido à diminuição das taxas de infecção por Covid-19 e a publicação de normativas estaduais que permitem a flexibilização das medidas de segurança.

Em reunião realizada pelo Comitê Gestor de Crise (CGC) na última quarta-feira (15), o uso obrigatório de máscaras será a principal medida de segurança a serem adotadas contra o novo coronavírus, além da apresentação do comprovante vacinal atualizado e da observação da higiene pessoal por toda a comunidade acadêmica.

Pórtico da Universidade Federal na zona Leste de Teresina (Foto: Divulgação/UFPI)

Segundo o vice-reitor Viriato Campelo, presidente do CGC, a instituição irá realizar no prazo de trinta dias, de 20 de junho a 20 de julho, um levantamento da situação vacinal de professores, técnicos e alunos de todos os campi.

“As providências adotadas para o próximo semestre letivo estão alinhadas às oscilações do quadro epidemiológico. Nesse momento, visto o aumento significativo do número de casos, optamos por manter o uso obrigatório de máscara. Mas, no decorrer do semestre, isso pode ser alterado, caso haja queda das taxas de transmissão da Covid-19”, explica.

Ainda de acordo com o reitor Gildásio Guedes, uma das grandes preocupações no retorno presencial às aulas é garantir as ações de assistência estudantil.

“Estamos trabalhando para manter os valores cobrados nos Restaurantes Universitários (RUs) e todas as bolsas e auxílios, que possibilitam aos nossos alunos terminar seus cursos. Mesmo com a situação orçamentária sofrendo quedas desde 2015, a prioridade é facilitar a permanência na universidade daqueles que mais precisam”, declarou.

RUs funcionarão com estritas medidas de biossegurança (Foto: Divulgação/UFPI)

Agora os colégios técnicos, as coordenações de cursos de graduação, chefias de departamentos e os programas de pós-graduação vão articular suas ofertas das disciplinas em formato presencial. A UFPI permite a realização de atividades acadêmicas de modo remoto, com o limite de 20% da oferta, como, por exemplo, em um eventual agravamento da pandemia e para permitir adiantamento curricular ou como estratégia para diminuir atrasos.

Conforme a UFPI, os RUs permanecerão com as divisórias em acrílico, adotadas desde sua reabertura em março deste ano, e a Biblioteca Central deve receber os estudantes já nesta segunda.

Matérias relacionadas:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM