A decisão foi tomada após aumento de casos da Covid-19 no Brasil
O uso obrigatório de máscaras em locais fechados entra em vigor em Timon, no Maranhão, nesta segunda-feira (27). A medida preventiva tem como objetivo principal conter o avanço da Covid-19. No cenário atual em todo o país, observa-se um crescimento nos casos positivos da doença.
Em Timon, a prefeitura aderiu novamente a essa exigência para evitar uma nova disseminação do vírus em escala alarmante. Permanece obrigatório o uso de máscara, em ambientes abertos, por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com Covid-19 e imunossuprimidos. O município não registrou nenhum caso nos meses de abril e maio.
“Junto à prefeita Dinair Veloso [PSB] e ao Comitê de Saúde optamos por retomar o uso da máscara como medida simples e eficaz no combate à doença. Mesmo com casos leves e a vacinação com índices quase totais de imunização, é importante reforçar que completar o esquema vacinal com as doses indicadas para cada público também é fundamental”, explica Márcio Sá, secretário de saúde de Timon.
A obrigatoriedade do uso de máscaras havia caído em abril deste ano, quando a gestão municipal utilizou como justificativa para a decisão os baixos índices de transmissibilidade e óbitos pela doença.
Timon já está aplicando a 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores de saúde e imunossuprimidos. Os testes rápidos para detecção da doença são disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade maranhense.