Vice-prefeito declara apoio a Rafael Fonteles (PT) na corrida pelo Karnak, enquanto Jeová Alencar está do lado de Silvio Mendes
Vários integrantes do Republicanos-PI não esperaram nem a convenção chegar para definirem que rumo tomar na eleição governamental. Boa parte do primeiro escalão da legenda está bem dividida: uns já confirmaram apoio à pré-candidatura de Silvio Mendes (União Brasil) e outros, à de Rafael Fonteles (PT).
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), foi um dos que se antecipou. Ele esteve, na última quarta-feira (29), no lançamento da pré-candidatura de Thiago Duarte (Republicanos) à Câmara Federal e deixou claro que pretende, junto com o colega de partido, estar com o time do Palácio do Karnak na eleição deste ano. Detalhe, Fonteles e o ex-governador Wellington Dias (PT) compareceram à solenidade.
“Candidato majoritário escolho quando o prefeito orientar, mas estarei presente na campanha dos candidatos do Republicanos em qualquer palanque, menos junto com o Silvio Mendes”, despistou Rios em declaração à Teresina FM.
Na terça-feira (28), foi a vez do também republicano Jeová Alencar, presidente da Câmara de Teresina e pré-candidato a deputado estadual, anunciar que projeto vai defender na disputa pelo executivo estadual. O vereador escolheu Silvio Mendes, algoz de Robert Rios.
Para completar ainda tem o caso do deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos). Ele já pertence à base aliada a Rafael Fonteles e não pretende mudar de opção.
No meio de tudo isso, está o prefeito Doutor Pessoa, que comanda as ações do Republicanos-PI. Especula-se nos bastidores que o gestor preferiu ficar em cima do muro para não desagradar o vice Robert Rios nem Jeová.
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (30), no Palácio da Cidade, o chefe do executivo municipal disse que prefere uma terceira via, mas não deu indícios sobre o rumo que pode seguir em âmbito majoritário (Senado e governo do Estado).
Em entrevista a uma TV local na terça, Rios elogiou o postulante petista ao governo do Estado e disse que, se Doutor Pessoa preferir Fonteles, vai seguir o prefeito. Pessoa comentou a declaração e descartou “agradar” o colega de gestão subindo no palanque do pré-candidato da base.
Políticos ouvidos pela reportagem da Teresina FM, que preferiram não se identificar, afirmaram que há uma disputa, pode poder, no executivo municipal entre Jeová e Robert e que a preferência por lados opostos na corrida pelo governo do Estado é só mais um capítulo da novela entre os dois.
Matérias relacionadas: