Balanço divulgado pelo hospital aponta ainda mais de 28 mil atendimento a usuários do SUS
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) prestou, neste primeiro semestre de 2022, atendimento de urgência e emergência em várias especialidades a 28.671 usuários do Sistema Único de Sáude (UDS) no SUS e realizou 7.620 cirurgias. A elevação no número de atendimentos foi de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.
O maior crescimento de atendimentos foi registrado nas urgências de Oftalmologia (36%) e Otorrinolaringologia (41%). O HUT é o único na rede pública a contar com urgência nessas especialidades com atendimento direto, sem necessidade de encaminhamento.
O balanço estatístico destaca ainda o aumento da produtividade de 14% no serviço de hemodiálise e 44% de endoscopias intervencionistas. Além do atendimento interno, o HUT recebe casos complexos, por meio do sistema de regulação (em que o paciente vai a uma unidade de saúde e o médico encaminha) de toda a rede municipal e estadual.
Apesar do incremento na quantidade de atendimentos, o relatório aponta para uma redução de 10% na produção e nos custos do lixo hospitalar gerado pela unidade poupando recursos financeiros e naturais.
Para o diretor-geral da unidade, Fábio Marcos, “esses e outros avanços são resultados de readequações estruturais, além da qualificação dos profissionais de saúde. Estamos implementando melhorias constantes para garantir apoio, suporte e acolhimento de qualidade aos pacientes”, destaca.