Apresentações têm início nesta quarta-feira (3) e seguem até dezembro em diferentes zonas da capital
A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), continua levando a música erudita para os mais diversos pontos da cidade, sempre buscando se aproximar da população, em especial, daqueles que moram nos bairros mais distantes da região central e que não costumam ter acesso às casas de espetáculos, onde geralmente ocorre as apresentações. Por meio do “Projeto OST nas Escolas”, os integrantes da orquestra irão percorrer até o final deste ano, cinco instituições de ensino da rede municipal de ensino localizadas nas regiões urbana e rural.
De acordo com Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), as apresentações já iniciam nesta quarta-feira (3), na Escola Municipal Júlio Lopes Lima, localizada no bairro Santo Antônio, na zona Sul de Teresina. Para o presidente, essas apresentações da Orquestra Sinfônica de Teresina, atuam diretamente no enriquecimento cultural dos alunos matriculados nas escolas atendidas e que por isso, a pasta da cultura pensa em expandir o projeto, a fim de beneficiar mais estudantes.
“A Orquestra Sinfônica de Teresina é um patrimônio imaterial do nosso estado, ela representa e muito bem a nossa cultura, por isso nada melhor do que colocá-la em contato direto com o povo. Por conta de sua importância, recentemente o prefeito Dr. Pessoa reajustou o valor dos recursos repassados para a orquestra, reajuste este que há anos vinha sendo solicitado, mais que não era atendido pelos ex-gestores”, comenta Ênio Portela, afirmando ainda que os músicos da orquestra também receberam reajuste salarial, mostrando o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura e da classe artística.
O maestro Aurélio Melo, regente da orquestra, conta que o retorno do projeto, após o retorno das aulas presenciais, que estavam suspensas por conta do momento pandêmico, é extremamente necessário, pois segundo ele, por conta do isolamento, muitos foram os jovens que perderam esse contato direto com a música de qualidade. Ainda segundo o maestro, o projeto serve como atrativo para jovens que sonham em um dia tocar um instrumento musical, mas que por falta de oportunidades, acabam deixando o sonho de lado.
“A Orquestra Sinfônica de Teresina retorna agora com mais um projeto, são concertos nas escolas, realizados por meio de uma parceria entre a OST, FMC e SEMEC. Com essas parcerias, quem sai ganhando é o povo, neste caso, ganha conhecimento cultural, muito importante nos dias atuais, onde cada vez mais a música tem sido uma verdadeira aliada para aliviar a mente”, comenta o maestro Aurélio Melo.
Além dos concertos e ensaios abertos ao público, a Orquestra Sinfônica de Teresina atua diretamente na capacitação de novos profissionais, por meio de cursos realizados no Palácio da Música. Para acompanhar as ofertas de cursos, bem como a agenda de apresentações, basta acessar o site da FMC ou seguir a página da Fundação no Instagram.
03/08 (16h) – E. M. Júlio Lopes Lima, zona Sul
21/09 (16h) – E. M. Marcílio Flávio Rangel de Farias, zona Leste
26/10 (16h) – E. M. Conselheiro Saraiva, zona Norte (Rural)
16/11 (16h) – E. M. Prof. João Porfírio de Lima Cordão, zona Sudeste
05/12 (16h) – E. M. Prof. Ubiraci Carvalho, zona Sudeste