O HUT é a única unidade hospitalar da rede pública na região que oferece atendimento 24 horas
O Hospital de Urgência de Teresina registrou aumento de atendimentos por traumas. Segundo um levantamento do próprio estabelecimento de saúde, cerca de 4.866 usuários SUS procuraram a unidade neste mês de Julho.
O relatório apontou que 249 pessoas deram entrada no pronto atendimento por causa de agressões físicas, a grande maioria com lesões por armas brancas, um aumento de 14%, quando comparado com março (mês de menor procura).
Os números revelam ainda outro recorde deste ano, 708 vítimas de acidentes com motocicletas foram atendidas somente em Julho na unidade, um aumento de 19% envolvendo esse tipo de transporte comparando com o mês anterior.
Ainda de acordo com o relatório, houve uma alta nas cirurgias, 1.379 procedimentos cirúrgicos de urgência. Ortopedia, Bucomaxilo facial e Neurologia, essas três especialidades juntas que envolvem traumas são responsáveis por 66% de todas as cirurgias realizadas em Julho no HUT.
Na emergência, além dos casos envolvendo agressões físicas e acidentados com motos, os traumas oculares também registraram uma grande procura, foram 861 usuários na urgência oftalmológica. O HUT é a única unidade hospitalar da rede pública na região que oferece atendimento 24 horas para casos que exijam assistência imediata nessa especialidade.