Segundo boletim do órgão, redução foi de 37% na primeira semana de agosto
Teresina tem registrado queda no número de casos de dengue nas últimas cinco semanas, de acordo com o boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgado na última sexta-feira (5).
Segundo o relatório da Semana Epidemiológica 30, elaborado pelo órgão municipal, 92 novos casos de dengue foram notificados, contra 147 na Semana Epidemiológica 29, cujo boletim saiu em 29 de julho. A redução, portanto, foi de 37% na primeira semana de agosto.
Já na última semana de julho, a redução nos casos da doença foi de 80%. No relatório da Semana Epidemiológica 29, um total de 12 novos casos de dengue foram registrados, comparados com os 59 na Semana Epidemiológica 28, de 22 de julho.
Por sua vez, a Semana Epidemiológica 28 verificou uma redução de 60%: foram 22 novos casos de dengue em comparação aos 55 notificados na Semana Epidemiológica 27.
Finalmente, a queda de casos também aconteceu nas Semanas Epidemiológicas 27 e 26, cujos relatórios foram divulgados em 15 e 8 de julho, respectivamente. Na primeira, a diminuição foi de 72% (34 novos casos comparados com 120 na SE 26), enquanto na segunda o índice caiu em 79% (18 novos casos comparados com 84 na SE 25).
Na avaliação de Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, as ações em conjunto com outros órgãos foram fundamentais para as reduções.
“Tivemos a colaboração de equipes do 25º BC, ações de limpeza nos bairros, principalmente na zona Norte, que tinha mais casos, fizemos a pulverização com bombas costais e carro fumacê e a população recebe orientações sobre os cuidados para não ter criadouros dos mosquitos. Temos também o fator de que não estamos mais no período das chuvas, o que facilita conter os casos de dengue”, elenca.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS, juntamente com os agentes de endemias, percorre toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população.