Cada candidato ao Palácio do Planalto e ao Palácio de Karnak terão direito a um espaço na TV e no rádio
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão aberta tem início nesta sexta-feira (26). Os candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital apresentam aos eleitores suas propostas.
Cada um dos candidatos ao Palácio do Planalto terá um tempo específico de propaganda, conforme cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feito com base na representatividade dos partidos e federações na Câmara dos Deputados.
Lula (Coligação Brasil da Esperança – Federação PT/PCdoB/PV, Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, Agir, Avante e Pros) – 3 minutos e 39 segundos
Jair Bolsonaro (Coligação Pelo Bem do Brasil – PL, Progressistas e Republicanos) – 2 minutos e 38 segundos
Simone Tebet (Coligação Brasil para Todos – MDB, Federação PSDB/Cidadania e Podemos) – 2 minutos e 20 segundos
Soraya Thronicke (União Brasil) – 2 minutos e 10 segundos
Ciro Gomes (PDT) – 52 segundos
Roberto Jefferson (PTB) – 25 segundos
Felipe D’Ávila (Novo) – 22 segundos
Os candidatos Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não terão direito ao horário eleitoral devido ao fato de seus respectivos partidos não terem atingido os requisitos mínimos (obtenção de 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados ou nove deputados federais eleitos distribuídos por um terço do território nacional).
Do mesmo modo, os candidatos ao governo do Piauí também contarão com um tempo específico de propaganda, novamente de acordo com cálculo feito pelo TSE.
Silvio Mendes (Coligação Vamos Mudar o Piauí – União Brasil, Federação PSDB/Cidadania, Progressistas, PDT, PTB e Avante) – 4 minutos
Rafael Fonteles (Coligação A Força do Povo – Federação PT/PCdoB/PV, MDB, PSD, Solidariedade, PSB, Agir e Pros) – 3 minutos e 50 segundos
Diego Melo (PL) – 47 segundos
Gessy Fonseca (PSC) – 37 segundos
Madalena Nunes (Federação PSOL/Rede) – 22 segundos
Gustavo Henrique (Patriota) – 20 segundos
Os candidatos Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO) e Ravenna Castro (PMN) não terão direito ao horário eleitoral devido ao fato de seus respectivos partidos não terem atingido os requisitos mínimos.
A propaganda eleitoral prossegue até 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno (2 de outubro). Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e para os governos estaduais, com data marcada para 30 de outubro, o TSE irá elaborar novo plano de mídia.
Com informações da Agência Brasil