Segundo a assistente social Diana Pacífico, que atua na comunidade terapêutica Fazenda da Paz, cem por cento dos dependentes químicos começa com o uso de […]
Segundo a assistente social Diana Pacífico, que atua na comunidade terapêutica Fazenda da Paz, cem por cento dos dependentes químicos começa com o uso de álcool. Em entrevista na Teresina FM 91,9, Diana Pacífico disse que o tratamento tem que ter a aceitação do dependente. E a Fazenda da Paz faz um programa que trabalha a pessoa para a reinserção social.
O custo de um dependente na Fazenda da Paz é de R$ 1 mil com alimentação, lanche e os custos por pessoa. A Fazenda da Paz tem capacidade para 300 vagas e atualmente tem 190 dependentes químicos em tratamento. A comunidade funciona com base em parcerias e convênios. A Fazenda da Paz hoje tem cinco unidades e uma unidade feminina.
A entidade é uma das beneficiadas com a ação social da Teresina FM com a doação de duzentas unidades do livro Opinião com Chico Leal, que pode ser vendido e os valores revertidos para ações na comunidade terapêutica.
Segundo Diana Pacífico, o tratamento de dependência química é delicado e precisa ter a aquiescência do dependente. O tratamento dura em torno de doze meses, mas deve continua para o resto da vida. O programa é feito com base em disciplina, espiritualidade e responsabilidade, não usa medicamentos.
A assistente social comentou que é crescente o número de adolescente envolvidos com o mundo das drogas, mas tem que atuar envolvendo a família para haver a reinserção do dependente no seio familiar. “A família fortalece o vinculo para o tratamento”, finalizou Diana Pacifico em entrevista na Teresina FM.