Bode de Campo Maior retorna à elite pela primeira vez desde 2012; Ferrão do Delta conquista vaga inédita na divisão principal
A Série A do Campeonato Piauiense conheceu seus dois novos competidores para a edição de 2023. Comercial-PI, de Campo Maior, e Ferroviário-PI, de Parnaíba, avançaram à final da Segunda Divisão e garantiram o acesso à elite estadual.
Os jogos de volta das semifinais da Segundona ocorreram nesta quarta-feira (21). À tarde, no estádio Deusdeth de Melo – novamente com portões fechados -, o Comercial-PI goleou o Tiradentes-PI por 4 a 1, com gols de Lenílson (duas vezes), Luquinhas e Naylan.
Kary descontou para o Tigre, mas não foi o suficiente para evitar a eliminação. Como o Bode já havia vencido na ida por 1 a 0, conquistou a vaga na decisão da Série B e carimbou a passagem de volta à Primeira Divisão desde o vice-campeonato em 2012.
Na outra partida, o Ferroviário-PI recebeu o Picos no estádio Pedro Alelaf e saiu atrás no marcador: o Zangão balançou as redes com Rhuan, duas vezes, e sonhou momentaneamente com o retorno à elite.
Entretanto, ainda no primeiro tempo, Kakim diminuiu a vantagem e, após o intervalo, anotou mais um para empatar o duelo e recolocar o Ferrão do Delta à frente no placar agregado (venceu na ida também por 1 a 0).
O resultado bastou para que o Ferrim conquistasse o acesso inédito à Série A; desde a profissionalização do Campeonato Piauiense, em 1963, o clube jamais disputou a divisão principal.
A final da Segundona, em jogo único, está marcada para sábado (24), às 16h, novamente no Deusdeth de Melo, em Campo Maior. O Comercial-PI ficou com o direito de decidir o título em casa por ter feito a melhor campanha geral do torneio.
Na próxima edição da Série A, os recém-promovidos se juntarão ao atual campeão Fluminense-PI e ao vice Parnahyba, além de 4 de Julho, Altos, Cori-Sabbá e River-PI. Segundo a FFP, a competição deve ter início em janeiro.