27/11/2024

Geral

Desembargador Paes Landim, do TJ-PI, se aposenta e abre vaga no Quinto Constitucional

Magistrado se despede do cargo em sessão solene realizada na segunda (3); substituto virá de processo conduzido pela OAB-PI

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 04/10/2022, 10:56

O desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), participou nesta segunda-feira (3) de sua última sessão solene como integrante da Corte. Em razão de sua idade, Paes Landim terá de se aposentar compulsoriamente a partir de quinta-feira (6).

Desde 2008 no cargo, desembargador Paes Landim deixa a Corte (Foto: Divulgação/TJ-PI)

No último discurso realizado junto ao TJ-PI, o magistrado citou o desenvolvimento do órgão no decorrer dos anos, expressou “gratidão” aos seus pares e considerou o legado de sua carreira.

“Creio que deixo […] um trabalho conjunto decidindo casos relativamente difíceis, porque o Direito se constitui desses casos complexos. Acredito que, como administrador, ofereci certa contribuição para a modernização institucional do TJ-PI”, afirmou Paes Landim.

A vaga do desembargador, que ingressou na Corte pelo Quinto Constitucional da advocacia em 2008, será ocupada por outro advindo do mesmo processo, a ser inicialmente conduzido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI).

Eleição de novo presidente

Também na segunda, o desembargador Hilo de Almeida Sousa foi eleito presidente do TJ-PI para o biênio 2023-2024. A eleição ocorreu durante sessão do Tribunal Pleno.

Hilo de Almeida Sousa, presidente eleito do Tribunal de Justiça (Foto: Divulgação/TJ-PI)

Os votantes elegeram ainda os desembargadores Manoel de Sousa Dourado, Olímpio José dos Passos Galvão e José Ribamar Oliveira – atual presidente do TJ-PI – como vice-presidente, corregedor-geral e corregedor extrajudicial, respectivamente.

“O sentimento hoje é de gratidão. A Deus, ao Piauí, aos meus pares e a todos os que fazem o Tribunal de Justiça. Nosso propósito é seguir em harmonia, dando nossa contribuição para a realização da Justiça em nosso Estado”, ressaltou o presidente eleito.

Para o corregedor-geral eleito, o momento é de fortalecimento do Judiciário: “Reiteramos o nosso compromisso de trabalhar cada vez mais em prol de um Judiciário forte, a fim de melhorar prestação jurisdicional, com o objetivo de fazer o melhor para a sociedade”, declarou.

Com informações do TJ-PI

Matéria relacionada:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM