A proposta, de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB), foi a plenário na última quarta (5)
A Câmara de Teresina aprovou, em duas votações, um projeto de lei que permite acompanhamento psiquiátrico e terapêutico para pais e cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A proposta, do vereador Venâncio Cardoso (PSDB), foi a plenário na última quarta-feira (5).
Em manifestação após a aprovação do PL, o tucano pontuou que o diagnóstico positivo para TEA e TDAH de um filho reflete no aumento da demanda física e emocional para muitos pais, o que se traduz como aumento no índice de divórcio e quadros de depressão entre os cuidadores.
Venâncio mencionou ainda em seu discurso a dificuldade existente na marcação de consultas com um psiquiatra pela rede pública. “São mais de 5 mil pessoas aguardando por uma consulta com um psiquiatra, tendo que aguardar mais de um ano por uma consulta e pelo tratamento” diz.
O programa, que ainda depende da sanção da prefeitura, prevê acompanhamento psicossocial, atendimento médico e agendamento de consulta com psiquiatra, atividades de inclusão social e ações e programas de informação sobre TEA e TDAH.