Equipes de comunidades de Teresina conquistam troféus nas categorias masculina e feminina
Os campeões da primeira edição da Taça das Favelas do Piauí foram conhecidos neste sábado (8). As equipes do Risoleta Neves e do São João venceram, respectivamente, as categorias masculina e feminina da competição.
As finais de ambas as modalidades aconteceram no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Risoleta Neves derrotou o Porto do Centro por 3 a 2, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
Everton Pelé marcou para o Porto do Centro, enquanto Adriano deixou tudo igual para o Risoleta. Nas penalidades, Maurício converteu a última cobrança e deu o título à equipe.
Na decisão feminina, o São João venceu o Matadouro por 2 a 0, com gols de Paty e Natália, e liquidou a fatura ainda na etapa inicial.
Além dos troféus, os times receberam a quantia de R$ 25 mil e o direito de representar o Piauí no Favelão, etapa nacional da Taça das Favelas, que deve começar ainda este mês e se estender até novembro.
De acordo com a Central Única das Favelas (Cufa), a Taça das Favelas é um campeonato exclusivo para moradores de favelas e tem como objetivo promover a integração entre as comunidades e colaborar com a cultura de paz de seus moradores.
Os objetivos da Cufa incluem ainda privilegiar a educação por meio da qualificação para o esporte, o espírito de equipe e a realização de campanhas pela autoestima nesses territórios e no seu entorno.
A arbitragem e o material esportivo ficaram sob o encargo da Federação de Futebol do Piauí (FFP). As duas entidades contaram com o apoio de empresas particulares.
Ao lado dos jogos, principal atração do evento, também foram ministrados cursos de capacitação voltados ao esporte.