Seleção acumula quarto vice-campeonato no torneio após derrota por 3 sets a 0
O sonho do Mundial de Vôlei Feminino foi adiado mais uma vez. A Seleção Brasileira perdeu para a Sérvia por 3 sets a 0 na tarde deste sábado (15), em Apeldoorn, na Holanda, e ficou com seu quarto vice-campeonato. Vencedoras em 2018, as sérvias faturaram o segundo título na competição.
As parciais da decisão, cujos destaques foram Jovana Stevanovic e a jovem Tijana Boskovic, foram 26 a 24, 25 a 22 e 25 a 17.
Apesar dos erros consecutivos oferecidos pelas europeias, as brasileiras perderam o confronto nos bloqueios e nas viradas, mal executadas pelo time verde-amarelo.
Brasil e Sérvia chegaram à decisão com trajetórias sólidas no Mundial. A equipe verde-amarela somou dez vitórias em 11 jogos, superando o Japão nas quartas de final (3 sets a 2) e a Itália nas semifinais (3 a 1). Já as sérvias venceram suas 11 partidas, com triunfos contra a Polônia nas quartas (3 a 2) e, nas semis, os Estados Unidos (3 a 1).
O resultado é especialmente amargo para as brasileiras pois, até então, o país nunca tinha conquistado o ouro no Mundial. As melhores campanhas foram as pratas nas edições de 1994 (diante de Cuba), 2006 e 2010 (ambas contra a Rússia).
A Seleção chegou às finais das três principais competições do vôlei desde o ano passado, mas foi derrotada em todas. Na Olimpíada, em 2021, os Estados Unidos ficaram com o título. Na Nations League, as italianas foram as campeãs. Agora, foi a vez da Sérvia, bicampeã mundial.
Fonte: UOL