A conversa, que não contou com a presença de Doutor Pessoa, acabou novamente sem consenso
O prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) não compareceu à segunda rodada de negociação com vereadores visando concluir o projeto de Lei Orçamentária de 2023. A nova conversa aconteceu na tarde desta segunda-feira, 07, no Salão Nobre da Câmara de Teresina, e, novamente, não houve consenso entre as partes.
Os parlamentares querem o remanejamento de recursos de pastas consideradas privilegiadas, como no caso da ETURB, administrada por João Duarte, filho de Pessoa (Republicanos). Outro ponto de entrave é a SAAD Sudeste.
Os vereadores questionaram a diminuição de mais de R$ 6 milhões da Superintendência com relação ao orçamento de 2022. Segundo a Secretaria de Planejamento do Município (Seplan), apesar do decréscimo, a Prefeitura vai privilegiar obras destacadas pela pasta com dinheiro do último empréstimo, de R$ 500 milhões (junto ao Banco do Brasil).
Confirmamos com a assessoria de imprensa da Secretaria de Planejamento que o responsável pela pasta, João Henrique Sousa (MDB), esteve presente na reunião de ontem. Não foi informado o motivo da ausência de Doutor Pessoa; ele foi representado pelo vice, Robert Rios (sem partido).
Também não conseguimos apurar o motivo da presença de poucos vereadores no encontro. São 29, e desses só nove compareceram: Dudu (PT), Ismael Silva (PSD), Aluísio Sampaio (Progressistas), Zé Filho (Republicanos), Capitão Roberval Queiroz (União Brasil), Joaquim Caldas (MDB), Antonio José Lira (Republicanos), Fernanda Gomes (Solidariedade) e Jeová Alencar (Republicanos), presidente da Câmara.