Ação visa atender ao pedido do cacique James Akoa Gamela
Técnicos do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram nesse domingo (20), visita ao assentamento Rio Preto, no município de Bom Jesus, distante 606 Km de Teresina. A ação visa atender ao pedido de construção de uma escola indígena na comunidade, feito pelo cacique James Akoa Gamela.
Segundo o cacique, no assentamento vivem 41 famílias de indígenas da etnia Akroa Gamela e as crianças sofrem com a falta de uma escola dentro da comunidade, “Atualmente, são 57 crianças atendidas em uma escola municipal na Barra do Correntinho, que fica distante da comunidade, bem como outras dificuldades de acesso à região, que deixa os estudantes em muita vulnerabilidade”.
Além disso, por se tratar de uma comunidade indígena eles têm direito a uma escola específica, conforme estabelecido nas Diretrizes para a educação escolar indígena. Participaram da reunião, além da coordenadora Tatiana Oliveira, a técnica Cyntia Falcão, o gerente da 14ª GRE, Reginaldo Vaz da Costa, e toda a comunidade indígena Akroa Gamela do assentamento Rio Preto.