Se não tratada da forma correta, essa infecção causada pelo fungo pode se disseminar pelo corpo
Matéria de Danielle Simeão
O programa JT1 entrevistou nesta quinta-feira (24) o médico dermatologista Lauro Rodolpho sobre tratamentos de pele e desenvolvimento de micoses no corpo humano. Segundo o médico, a ocorrência de micoses é comum durante períodos chuvosos.
“Esse período úmido é propício para o desenvolvimento de fungos, eles adoram umidade. Por isso que quando você usa sapato fechado, molha muito as mãos, eles têm facilidade para crescer e no caso do Pano Branco, eles têm aquela área suada, principalmente nas costas, no peito e quando junta o suor com o sol, aí o fungo aproveita. A melhor forma de se proteger é ter os cuidados básicos de higiene, lavar bem e se enxugar bem, não ficar muito tempo com o mesmo calçado, ficar trocando, dar preferência a meias de algodão e roupas leves”, disse.
A micose costuma afetar algumas partes do corpo como a pele, unhas e couro cabeludo. Se não tratada da forma correta, essa infecção causada pelo fungo pode se disseminar pelo corpo, prejudicar a saúde do indivíduo, como também expor a região atingida aos agentes causadores de outras doenças infecciosas.
“As micoses de unha são as micoses mais comuns que a gente vê no dia-a-dia. São micoses que afetam a coloração, são comuns em pessoas que trabalham muito lavando as mãos, os pés, ou que passam o dia com sapato fechado e quando chega numa certa idade, a unha vai crescendo cada vez mais devagar e esse crescimento lento da unha favorece a entrada dos fungos, porque a proteção da unha contra os fungos é o crescimento rápido”, informa.
Confira a entrevista na íntegra: