O costume de louvar o nascimento de Jesus tem origem em Portugal
De dezembro até janeiro, diversos teresinenses se reúnem na periferia e em comunidades rurais da cidade para celebrar a Folia de Reis, momento em que os católicos lembram a viagem dos Reis Magos para levar presentes ao Menino Jesus.
Nesta sexta-feira (06), a região da Formosa, na zona rural Sudeste, terá uma dessas festas, lá o reisado é organizado pelo mestre Raimundo Branquinho, que comanda o Reisado Boi Estrela. O evento irá iniciar às 18h, e contará com teatro de bonecos, pagamentos de promessas, leilões, reisado e ainda a apresentação da Banda de Pífanos Cajú Pinga Fogo.
No sábado (07), a partir das 18h, é a vez do bairro Promorar, que receberá apresentações dos grupos de reisados Reis de Ouro, Boi Estrela, Grupo Candeeiro Cultural, além de atrações musicais da comunidade. O evento será realizado no pátio da Igreja de Santa Luzia e será aberto ao público que desejar conferir de perto um pouco da tradição religiosa.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Dia 06/01/2023 (Sexta-feira)
Reisado Boi Estrela- Mestre Raimundo Branquim.
Local: região da Formosa (zona Sudeste).
Programação Para o Público Infantil
Início: 18h00- Teatro de Bonecos.
Programação para o público em geral:
Início: 19h00 – Ato Religioso (Pagamento de Promessas).
Leilão (tradicional).
Apresentação do Reisado.
Forró Pé de Serra.
Dia 07/01/2023 (Sábado)
Reisado Reis de ouro – Mestre Juarez.
Local: Bairro Promorar – Pátio da Igreja Santa Luzia.
Início: 18h00.
Reisado Boi Estrela.
Grupo Candeeiro Cultural.
Reisado Reis de ouro.
Grupos musicais.
Reisado
O costume de louvar o nascimento de Jesus com cantos, danças e visitas às casas dos moradores, tem origem em Portugal, de onde foi transmitido para o Brasil pelas trilhas da colonização. Lá se chamava janeiras e reiseiras ou reisadas e as visitas começavam no Natal e só terminavam nas festas dos Santos Reis, no mês de janeiro.
De reiseiras passou entre nós a ser chamado de Reisado, o folguedo mais representativo do ciclo natalino, tendo o Nordeste como seu território de referência. Mas a louvação à Natividade recebe nomes variados pelo Brasil, como Folia de Reis, Boi de Reis e Terno de Reis.
Mesmo quando se profanizou, o Reisado manteve as características mais importantes da contribuição portuguesa como o cantar Benditos; as loas ao Menino, sua mãe Maria e a São José; a organização em cordões.