20/11/2024

Geral

Piauí atinge maior índice de resgate de trabalhadores em situação de escravidão dos últimos dez anos

Ao todo, foram 180 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no Piauí.

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 29/01/2023, 11:20

Em 2022, o Piauí atingiu o maior índice de resgate de trabalhadores em situação de escravidão dos últimos dez anos. Os números foram divulgados pelo  Ministério Público do Trabalho no Piauí na sexta-feira(29).  Ao todo, foram 180 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no estado. 

Esse também é o segundo maior índice de resgatados no Piauí desde que as operações iniciaram, ficando atrás apenas do ano de 2007, quando foram resgatados 195 trabalhadores.

Foto: reprodução (MPT-PI)

Os números foram revelados durante ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado no sábado, 28 de janeiro. Membros do MPT, do Ministério do Trabalho e do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo fizeram um ato chamando atenção para o problema, no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim.

Para o procurador chefe do MPT-PI, Edno Moura, os números revelam que o trabalho escravo ainda é uma realidade em todo o país.

“O Piauí, infelizmente, não está livre do trabalho escravo. Pelo contrário, tem sido cada vez mais constante o resgate de trabalhadores submetidos à escravidão no estado. Desde 2004 já foram resgatados no Piauí mais de 1.480 trabalhadores, número que, ao mesmo tempo em que nos envergonham, exige uma profunda reflexão e uma atuação mais firme no combate ao trabalho escravo no estado, com participação mais efetiva tanto dos poderes constituídos como da sociedade civil”, pontua.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM