O projeto foi implantado de forma experimental no bairro Mocambinho, zona norte
Com o objetivo de promover a saúde e bem-estar e o envelhecimento saudável nos bairros da capital, o projeto 60+ foi implantado de forma experimental no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. A ideia é, além de trabalhar exercícios físicos semanais, garantir ao público acima de 60 anos uma avaliação regular para acompanhamento das condições de saúde.
Desde janeiro, todas as terças e quintas-feiras, o grupo se encontra para socialização e práticas de exercício com um educador físico. Neste segundo momento do projeto, os 45 idosos e idosas que participam das atividades serão avaliados por uma equipe composta por nutricionista, fisioterapeuta e médico especializado, garantindo que acompanhem a melhoria que a atividade física vem trazendo e que eles recebam orientações sobre sua saúde de forma rápida.
“A prática de atividades físicas e a integração social valoriza e estimula a terceira idade e evitam uma série de problemas de saúde física e mental como hipertensão, diabetes, depressão e ansiedade. Precisamos de mais ações que tragam mais saúde, mais exercícios físicos e esportes para nossos idosos” diz o vereador Venâncio (PSDB), um dos idealizadores do projeto.
A atividade é gratuita e direcionada ao público acima de 60 anos cadastrado no projeto, e tem início às 16h30, na Praça Edilson Lima Rocha, no Mocambinho. A organização do evento recomenda que os participantes levem roupas confortáveis e calçados adequados para a prática de atividades físicas ao ar livre.
O grupo 60+ tem se destacado pelo incentivo à saúde e bem-estar dos idosos. A expectativa é que o projeto se expanda e seja levado para diferentes núcleos em mais de 10 bairros em toda a cidade.