A data limite para fazer as declarações de imposto é 31 de maio.
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 começou nesta quarta-feira (15), às 9h. Quem entrega a declaração antes tem mais chance de receber a restituição primeiro se tudo estiver bem. O prazo vai até 31 de maio. Também nesta quarta-feira foi liberada a declaração pré-preenchida, que dará prioridade na restituição.
O programa para o preenchimento da declaração está disponível desde o dia 9. Baixe aqui o programa do IRPF 2023. A declaração do Imposto de Renda também pode ser preenchida de forma online. O contribuinte pode acertar as contas com a Receita Federal pelo e-CAC, sem precisar baixar ou instalar nenhum programa, ou, ainda, pelo app Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.
A declaração pré-preenchida e economiza tempo e evita erros, segundo a Receita. Neste ano, a adoção da declaração pré-preenchida foi incluída entre os grupos com prioridade no recebimento da restituição nos primeiros lotes. O governo espera que 25% das declarações sejam feitas no modelo pré-preenchido neste ano.
O recurso permite importar dados da declaração do ano anterior, informações da base de dados do Fisco sobre bens, salários e pagamentos do contribuinte, reduzindo o risco de inconsistências e agilizando o processamento da declaração.
A modalidade pré-preenchida estará disponível em todas as plataformas de entrega de declaração. Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter acesso ao sistema gov.br. O contribuinte precisa ter nível de segurança “prata” ou “ouro”.
A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações de contribuintes pessoas físicas em 2023 . No ano passado, foram entregues 36,3 milhões.
É obrigado a declarar, em 2023, quem:
A multa por atraso na entrega do Imposto de Renda é de, no mínimo, R$ 165,74 . As deduções para o contribuinte que fizer a declaração fora do prazo podem chegar a 20% do imposto devido até mais juros.
O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, deve ser relatado todos os rendimentos ganhos ao longo desse período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela pré-estabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2023.