O projeto promove formação musical através de bandas de música composta por jovens estudantes.
A música tem a capacidade de aguçar as emoções, estimular sensações e proporcionar aprendizado. Também promove o desenvolvimento afetivo das pessoas e pode ser usada como elemento agregador em muitas disciplinas. Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deve ampliar ainda no primeiro semestre deste ano o projeto Banda Escola, que é desenvolvido com alunos do 6º ao 9 anoº matriculados na Rede Municipal. O projeto promove formação musical através de bandas de música composta por jovens estudantes.
A promoção de atividades lúdicas dentro da escola e a contribuição com a formação de alunos da Rede Municipal são objetivos do projeto que atualmente acontece em oito unidades de ensino e agora segue para todas as demais escolas.
O Projeto oferece a cada participante a oportunidade de aprendizagem de um instrumento musical de sopro ou percussão que compõe a banda de música. Para o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes, a ideia da ampliação é proporcionar aos alunos o desenvolvimento de outras habilidades. “Aptidões artísticas, por exemplo, que contribuem para a formação de cidadãos”, disse.
Após o levantamento da quantidade de instrumentos disponíveis nas escolas, o próximo passo é instigar a participação dos alunos no projeto, reforçando os benefícios como equilíbrio das emoções e aumento da capacidade de concentração, além de desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático e da memória.