Teresina tem 170 mil animais de rua
Matéria de Luciano Coelho
A cidade de Teresina tem mais de 170 mil animais de rua como cães e gatos. Esse dado é de 2021 e essa população só tem crescido. Por conta da situação Teresina e o Governo do Estado se unem para tentar dar solução a essa população de animais de rua.
Em entrevista à Teresina FM 91,9, a diretora de Conservação e Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Jurema Chaves, informou que nesta terça-feira (4) acontece o evento Amor Sem Raça Definida, no Parque da Cidadania, a partir das 16 horas.
Segundo Jurema, devem ser realizadas ações e adoções de animais, além de conscientizar as pessoas sobre os tratos aos pets. Inclusive serão emitidos RGs para os pets adotados. Serão disponibilizadas várias fotos de pets, cães e gatos, que poderão ser adotados depois de uma triagem e o contato com as ONG de proteção aos animais.
A Semarh se coloca à disposição do Município para atuarem em parceria e cuidar e melhorar o atendimento a essa população de rua que teve um crescimento desordenado. Ainda deve ser realizado um projeto de castração e de proteção a esses animais de rua. No Brasil são mais de 30 milhões de animais de rua, desde 2022.
A principal atividade da programação será a feira de adoção de animais de três organizações: Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), Casa Pet e Protetores de Patinhas. No local de realização da feira, será exibido ao público varais com fotos dos animais disponíveis para adoção para que escolham qual(is) adotar. Após escolherem seu novo amigo, os adotantes serão cadastrados no processo de triagem de cada entidade responsável pelos animais para, após o evento, oficializarem a adoção. Concluída essa etapa, será entregue um certificado de adoção.
A saúde e bem-estar dos animais também será um dos focos do evento. Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), parceira da ação, realizarão avaliação gratuita durante o projeto para todos os animais levados ao local.
Aos animais adotados será oferecido atendimento especializado gratuito, com o veterinário Luiz Wolpert, após a conclusão do processo de adoção. Os cachorros adotados ainda receberão banho e vermifugação gratuitos. Também serão direcionadas às entidades rações e coleiras que previnem doenças em cachorros, como o calazar e leishmaniose, bem como sua transmissão ao ser humano. As organizações responsáveis pelos animais disponíveis para adoção farão a distribuição dos alimentos e coleiras.