19/11/2024

Geral

Campanha Preciso Viver 2023 traz o tema “Cuidados com a Saúde Mental do Paciente Oncológico”

No Piauí, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI) impulsiona a campanha com ações coordenadas nacionalmente

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 06/04/2023, 10:22

A Rede Nacional de Combate ao Câncer – RNCC lança campanha Preciso Viver 2023 que acontece todos os anos em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 08 de abril. A RNCC define um tema, baseado nas dificuldades de seus usuários/pacientes em comum acordo com os voluntários das 22 Redes estaduais. Este ano o tema a ser discutido será: “Cuidados com a saúde mental do paciente oncológico”. O diagnóstico de câncer tem um impacto significativo na trajetória da pessoa que se tornará um paciente oncológico.

A preocupação em trazer o tema Cuidados com a saúde mental do paciente oncológico tem como objetivo garantir a qualidade de vida e bem-estar, durante e após o tratamento do câncer, para o paciente e seus familiares. O novo paciente terá uma experiência multifatorial desconfortável e angustiante, de natureza psicológica, social, espiritual e física que podem interferir na habilidade de lidar efetivamente com a doença, seus sintomas e o tratamento, bem como continuar dando conta das demais demandas da vida.

Foto: Divulgação

No Piauí, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI) impulsiona a campanha com ações coordenadas nacionalmente e também por meio de iniciativas locais. Para a presidente da RFCC-PI, Carmem Campelo, a Preciso Viver já se consagrou no calendário de atividades como uma parte fundamental da luta contra o câncer. “Todos os anos nos organizamos para levar informação útil, acesso e prática para toda a população. Este ano o tema é relacionado à saúde mental, aspecto que nos preocupamos diariamente junto aos pacientes que assistimos”, pontua.

Segundo um estudo internacional relevante veiculado no site da ONCOGUIA (2021), com 21 mil pacientes, a taxa de depressão pode variar entre 2% a 56% dos pacientes, enquanto 44% dos pacientes sofrem de algum grau de ansiedade e 23% têm sofrimento significativo. As maiores prevalências de depressão ocorrem em pacientes com câncer de pulmão (13%), câncer ginecológico (10,9%) e câncer de mama (9,3%). Mulheres mais pobres, jovens e pessoas isoladas são as mais afetadas. A depressão ocorre mais no primeiro ano após o diagnóstico.

Em um estudo amplo e significativo com 4,7 milhões de pacientes com câncer, 2491 pacientes cometeram o suicídio e o risco de suicídio foi 2,7 vezes maior nos primeiros 6 meses após o diagnóstico.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM