Para o parlamentar, a ação foi um erro do petista
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devido à extinção da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Para o parlamentar, a ação foi um erro do petista.
Pires gravou um vídeo nas proximidades do antigo prédio da instituição em Brasília e aproveitou para fazer um desabafo.
“Não vou negar que é uma tristeza muito grande ver esse prédio aqui atrás, o prédio branco, […] sem o nome FUNASA nele. Acho que foi um grande erro do governo do presidente Lula a extinção da Fundação Nacional da Saúde, que tanto serviço bom, de qualidade, prestou ao nosso Brasil, em especial ao nosso Piauí”, lamenta Henrique na gravação, publicada pelo emedebista na sexta-feira (21) em seu perfil no Instagram.
O Governo Federal publicou no dia 02 de janeiro deste ano a Medida Provisória que extingue a FUNASA. Com a mudança as atividades relacionadas à vigilância em saúde e ambiente ficarão com o Ministério da Saúde e as demais atividades da pasta serão assumidas pelo Ministério das Cidades.
A Fundação é vinculada ao Ministério da Saúde e tem o seu trabalho voltado para a promoção e proteção da saúde, implementando ações especialmente na área do saneamento para prevenção e controle de doenças.