23/11/2024

PIAUÍ

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023 será realizada em maio

Nessa fase, serão vacinados todos os bovinos e bubalinos, independente de idade.

Compartilhe agora

Publicado por: Caio Rabelo 26/04/2023, 10:45

O Piauí tem conseguido sucesso na vacinação contra a febre aftosa. Na segunda etapa da campanha de imunização durante dezembro do ano passado, o estado vacinou 93,47% do rebanho. Foram alcançados 590.566 bovídeos de um total 631.808 no Estado.

Foto: Divulgação/Mapa

Em entrevista ao Jornal da Teresina 1º edição, Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), alerta para a nova etapa de vacinação.

“A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023 será realizada durante todo o mês de maio. Então fica aqui esse chamamento, esse alerta ao criador do Piauí. Devem ser imunizados os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. O Piauí sempre vem alcançando a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Agricultura. Esperamos agora contar com a colaboração dos criadores e todos os atores envolvidos para que o estado possa continuar na zona livre de Febre”, conclui.

No último sábado (23), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) apreendeu 8 fracos de 50 doses de vacina contra a febre aftosa, totalizando 400 doses, vencidas e armazenadas em uma geladeira de um comércio localizado no bairro São Cristóvão, na zona Leste. O Gerente Idílio Moura destaca o trabalho do órgão na fiscalização de imunizantes.

“Estamos intensificando as ações de fiscalização e acompanhando as revendas de vacina contra a febre no estado. Na última semana, fiscais da ADAPI fizeram uma apreensão aqui no município de Teresina de vacina com prazos de validade vencido. Todas as medidas necessárias foram aplicadas aquele estabelecimento. Nós trabalhamos com orientação aos produtores e revendedores, mas também com a fiscalização. O objetivo é que o consumidor desses produtos possa adquirir esses esses imunógenos e aplicar nos seus animais com segurança”, destaca.

 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM