19/11/2024

Geral

OMS declara o fim da emergência global de Covid

O chefe da OMS destacou que, há mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda, e citou a vacinação como um dos fatores determinantes. Desde o começo da pandemia, sete milhões de mortes foram registradas no mundo

Compartilhe agora

Publicado por: Lilian Oliveira 06/05/2023, 12:15

O mundo recebeu, nesta sexta-feira (5), uma notícia pela qual precisou esperar 40 longos meses. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência de saúde global da pandemia de Covid.

O diretor-geral, Tedros Adhanom, abriu o discurso relembrando que há exatos 1.221 dias, a OMS soube dos primeiros casos de uma pneumonia de causa desconhecida na cidade chinesa de Wuhan.

O chefe da OMS destacou a vacinação como um dos fatores determinantes para a queda das mortes por Covid (Foto: Reprodução)

E que, em 30 de janeiro de 2020, decretou emergência de saúde pública de interesse internacional. Naquela ocasião, menos de 100 casos de Covid tinham sido registrados fora da China – e nenhuma morte.

Hoje, pouco mais de três anos e três meses depois, o fim do alerta máximo da Organização Mundial da Saúde chegou com quase 7 milhões de mortes relatadas no mundo. E um aviso: o número real é várias vezes maior – pelo menos 20 milhões.

Tedros Adhanom disse que a Covid virou nosso mundo de cabeça para baixo, e que foi muito mais do que uma crise de saúde. Causou uma grave turbulência econômica, interrompendo viagens e negócios e mergulhando milhões na pobreza.

O chefe da OMS destacou que há mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda e citou a vacinação como um dos fatores determinantes.

Fonte: Globo

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM