“Quem Ama Cuida” – Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social
A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou no dia 18 de maio a apresentação do “Quem Ama Cuida” – Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social em diversas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Educação.
“O documento serve para nortear como a instituição de ensino deve fazer esses relatórios e para quem deve comunicar quando receber esses tipos de violência e maus-tratos com a criança. Nessas últimas duas semanas, todas nossas unidades de ensino estão sendo visitadas por técnicos da secretária, onde a direção apresenta aos pais dos alunos este protocolo, e estamos tendo uma boa repercussão”, explicou Reinaldo Ximenes, secretário executivo de ensino.
A ação ocorreu em vários Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como no Dalai lama, Tia Anita Morais, Jonas Pereira, Angelim IV, dentre outros. Ações tem o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no interior dos espaços educativos e apoiar as instituições no fortalecimento das relações entre os diversos atores que integram o ambiente escolar.
Além da entrega oficial do documento, também está sendo promovido palestras educativas e apresentações diversas para as famílias e responsáveis presentes, afim de conscientizar a população.
A construção do Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social é o resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Polícia Civil.