Há casos na região Sul e Sudeste do Brasil
Em entrevista a Teresina FM, Idílio Moura, gerente de defesa animal da ADAPI, comenta que ainda não há ocorrência de Influenza Aviária no território piauiense. O Ministério da Agropecuária decretou estado de emergência zoosanitária em território nacional devido a confirmação de focos da gripe aviária em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
No entanto, o gerente de defesa animal alerta que a influenza pode afetar aves domésticas, e em casos raros, os seres humanos. “É bom ficar claro também que a influenza não é transmitida pelo consumo de carne de frango e nem de ovos dessas aves que consumimos. Não é transmitida por consumos de alimentos com origem animal”, ressaltou Idílio Moura.
Ainda em entrevista, Idílio alerta que a transmissão da Influenza Aviária para seres humanos ocorre através do contato direto ou indireto em aves doentes, ou por carcaças de aves silvestres ou domésticas que vieram a óbito. A ADAPI faz um alerta para que a população não faça manuseio dessas aves mortas.