O encontro gera mal-estar na cúpula estadual do partido
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) caminha a passos largos para engatar uma pré-candidatura a prefeita de Teresina, mas muito provavelmente não representando o Progressistas. A parlamentar encaminhou acerto com o PSDB e o convite de filiação partiu do presidente nacional da sigla, Eduardo Leite.
Os dois estiveram reunidos em Brasília este mês, no entanto, o encontro foi mantido em sigilo por Bárbara.
A parlamentar não publicou nada (nem Eduardo Leite) sobre o assunto em suas redes sociais, mas a nossa reportagem teve acesso a um registro fotográfico do bate-papo entre os dois. A reunião aconteceu na semana passada.
Mal-estar no ninho tucano
Uma importante liderança (que relevou o encontro entre Bárbara e Eduardo) do PSDB no Piauí afirmou que os diretórios do partido no estado são totalmente favoráveis à adesão da Bárbara, mas, ao comentar sobre a reunião entre a parlamentar e Eduardo Leite, afirmou que ela “começou errado”.
Segundo a fonte, a deputada deveria ter consultado primeiro as principais lideranças tucanas locais.
Bárbara do Firmino já tem o aval do Progressistas para buscar outra legenda, desde que seja de dentro da oposição. Apesar do convite do PSDB, ela ainda não decidiu se vai mudar de “casa”.
A estratégia da deputada seria fazer com que a opinião pública vincule ainda mais a sua imagem à do pai, Firmino Filho (quatro vezes prefeito de Teresina), histórica liderança política do PSDB piauiense. Diga-se de passagem, nos bastidores dizem que Bárbara, caso se filie ao partido, vai usar mesmo número político adotado por Firmino: o 45.