Das ocorrências resgistradas, 562 atendimentos foram envolvendo serpentes
O Batalhão de Polícia Ambiental(BPA) realizou, nos primeiros 5 meses do ano em Teresina, 783 resgates de animais silvestres em situação de perigo, sendo de 57 espécies diferentes. Das ocorrências registradas, 562 atendimentos foram envolvendo serpentes.
O levantamento do BPA traz ainda números de atendimentos e denúncias de maus-tratos a animais, apreensão de aves silvestres em situação de cativeiro e números da Operação Silêncio e Paz, que atua em situações de perturbação do trabalho ou sossego alheio.
“O BPA é um órgão de execução voltado para atuação dos crimes ambientais, seja contra a fauna, flora, mananciais e também na fiscalização de atividades potencialmente poluidoras. Trabalhamos no atendimento de ocorrências diárias de maus-tratos, animais em cativeiro e na perturbação de sossego alheio”, explica o major Fredson, subcomandante do BPA.
Neste período, foram realizados 158 atendimentos de denúncias de maus-tratos a animais, 49 atendimentos de aves silvestres em situação de cativeiro; 346 atendimentos com abelhas e 340 atendimentos a denúncias de poluição sonora e perturbação de sossego. Foram realizados também 35 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a apreensão de 332 aves de 48 espécies diferentes.
“O BPA tem as ações de captura de animais silvestres no serviço diário e também tem animais, aves, oriundas de entregas voluntárias. As pessoas devem se conscientizar que manter o animal em cativeiro preso em gaiolas, viveiros, é um crime ambiental e devem realizar a entrega voluntária. As solturas desses animais resgatados são feitas em parques ambientais, como o Zoobotânico, área de preservação ambiental como o Parque da Cidade e outras reservas credenciadas”, pontua o major.
Operação Silêncio e Paz
A Operação Silêncio e Paz, realizada aos fins de semana pelo Batalhão, tem a finalidade de coibir, por meio do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, as contravenções penais de perturbação do trabalho ou sossego alheio.
Foram lavrados 21 TCOs, com 323 residências ou comércios fiscalizados. O número de pessoas abordadas foi de 1618. Vale ressaltar ainda que o BPA, por meio da Silêncio e Paz, participou de 44 ações conjuntas envolvendo outras unidades, tais como Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente de Teresina, GCM Ambiental e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
“O batalhão tem se destacado nessa operação, que acontece há mais de três anos, onde é escalado uma guarnição com policiais capacitados no atendimento desse tipo de ocorrência”, destaca o major Fredson.