O delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Ferreira, revelou que está em atuação no Piauí um esquema de fraude a recursos das prefeituras. Ele […]
O delegado da Receita Federal no Piauí, Eudimar Ferreira, revelou que está em atuação no Piauí um esquema de fraude a recursos das prefeituras. Ele informou que alguns escritórios de contabilidade e de advocacia estariam fraudando as informações da Guia de Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (GFIP).
Desde 2016, a Receita investiga 45 prefeituras suspeitas de envolvimento em declarações indevidas que chegam a cerca de R$ 85 milhões de débitos levantados nos municípios. Ele destacou que 27 prefeituras serão denunciadas ao Tribunal de Contas em nova etapa da operação Fake News.
“Agentes privados, assessoria contábeis ou jurídicas estão por trás desses procedimentos. O que se percebe pelas informações que são trazidas pelas intimações é que há escritórios de advocacia orientando os agentes públicos, orientando os prefeitos a realizarem esses procedimentos de compensação. Uso de assessorias jurídicas, que na verdade, estão orientando esses municípios está por trás um esquema de escritórios”, afirmou o delegado.
As prefeituras estariam dando declarações falsas sobre os repasses à previdência de servidores e prestadores de serviços e adquirindo créditos previdenciários sem fundamentação legal. Os escritórios são investigados por suspeita de prestação de orientações aos prefeitos para essas operações de crédito.