O Interpi pediu uma revisão das coordenadas geográficas apresentadas
O governador Rafael Fonteles (PT) não permitiu que seja realizada uma nova delimitação territorial da cidade de Barreiras do Piauí. A proposta consta em um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi).
Segundo o parlamento estadual, o executivo informou, na justificativa do veto, que o Interpi (Instituto de Terras do Piauí) pediu uma revisão das coordenadas geográficas apresentadas e uma nova consulta ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) acerca do assunto.
O veto foi comunicado no último dia 27 pela Alepi.
A proposta que visa à revisão da circunscrição territorial de Barreiras-PI foi apresentada pelo deputado estadual Franzé Silva (PT) em abril de 2022. O texto foi baseado em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) favorável ao Piauí. Após litígio com o Tocantins, o estado ganhou o direito de anexar uma área de cerca de 140 km² na região da Chapada das Mangabeiras e Serra da Tabatinga.
De acordo com o PL, o município de Barreiras deve incorporar terras localizadas nos limites com as cidades de Gilbués (PI) e São Gonçalo do Gurguéia (PI) e com os estados da Bahia, Tocantins e Maranhão.