A climatologista frisou que a seca já está instalada e deve haver um problema com o aumento no preço dos alimentos
O Piauí já tem diversos municípios em situação de emergência e que a situação tende a se agravar com o tempo. Existe um mapa de monitoramento da seca que atinge os municípios do Semiárido e Cristalino do estado. A climatologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sara Cardoso, alertou para uma situação de estiagem e mais quente ainda.
A climatologista frisou que a seca já está instalada e deve haver um problema ainda com o aumento no preço dos alimentos. Os reservatórios de água nessa região estão abaixo de 50% da capacidade. ”Teremos uma seca mais expressiva por conta do El Niño. A tendência é ficar pior. Mais quente e mais seco”, frisou.
Existe um monitoramento da seca e a partir de julho estamos na expectativa de uma piora nesse mapa. As famílias nesses municípios precisarão ser assistidas com carros pipas. “O nosso relatório é feito mensalmente e temos, além do monitoramento da estiagem, um plano de ação contra queimadas, contra incêndios florestais e foi instalada uma sala de situação na Semar, em parceria com a Defesa Civil, para ficar de olho na meteorologia, hidrologia e fazendo os boletins em cada um desses municípios”, completou a climatologista Sara Cardoso.