Em entrevista à Teresina FM, o médico do trabalho, Saulo Soares, comenta sobre o tema
Em entrevista à Teresina FM, o médico do trabalho, Saulo Soares, afirma que a inteligência emocional consiste na capacidade do indivíduo de reconhecer os próprios sentimentos, ou seja, saber quem ele é e como ele age diante de determinadas situações. “Muitas pessoas buscam nas universidades, uma inteligência que não é emocional e sim uma inteligência do currículo. Porém, ao entrar no mercado de trabalho esse profissional não consegue se adaptar ao ambiente”, explica o médico.
Segundo o médico do trabalho, a inteligência emocional é um conjunto de cinco habilidades, entre elas está o autoconhecimento. Através do autoconhecimento, o indivíduo pode reconhecer, avaliar, controlar e direcionar as próprias emoções, além de ser capaz de identificar as emoções de outras pessoas do seu convívio.
“Sem o autoconhecimento, nós não nos conhecemos. As pessoas acordam e dormem sem saber o propósito da vida, sem saber o que estão buscando pra si e não sabem onde querem chegar”, ressalta o médico. De acordo com o entrevistado, o autoconhecimento é extremamente importante para o indivíduo saber seus pontos fortes, seus pontos fracos, e ajudá-lo a atingir suas metas.
A inteligência emocional proporciona equilíbrio, previne conflitos, desgastes e ajuda as pessoas a se manterem saudáveis mentalmente.