Confira os principais acontecimentos desta semana, destacados no site TeresinaFM.com
Confira os principais acontecimentos desta semana, destacados no site TeresinaFM.com.
Na tarde desta segunda-feira (10), aos 101 anos, morreu os ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e Membro Honorário Vitalício da instituição, Dr. Celso Barros Coelho. A informação foi confirmada pela OAB-PI através de nota.
Celso Barros Coelho presidiu a OAB-PI por seis vezes, entre os anos de 1962 e 1974 e era membro da Academia Piauiense de Letras (APL), sendo o primeiro e único ocupante da cadeira de número 39.
Celso Barros estava internado há alguns dias em um hospital particular de Teresina. O velório acontecerá a partir das 17h30, no Auditório da OAB-PI. O sepultamento acontece amanhã, às 09h, no Cemitério da Jardim da Ressureição.
O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Piauí, Vilobaldo Carvalho, revelou que existe uma superpopulação de presos e ainda tem outros mais de 4 mil nas ruas, que são decorrentes de mandados em aberto por crime já cometidos e apenados. Ainda tem outros que são acompanhamentos e monitorados por tornozeleiras eletrônicas ou cumprem penas divergentes de prisão.
Segundo Vilobaldo, o número de prisões tem aumentado. Nos últimos meses foram mais de 800 presos. Os presídios estão superlotados. “Mas não adianta apenas prender e amontoar. Tem que desenvolver um projeto para essa população”, advertiu.
A Justiça do Piauí determinou que Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) sanem irregularidades no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI), no Centro de Teresina. Os problemas foram apontados pela Gerência de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa).
O juiz Titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, Lirton Nogueira Santos, deferiu o pedido de tutela de urgência, ingressado pelo Ministério Público (MPPI), para que, em 60 dias, o Estado e a Sesapi cumpram o pedido, com o objetivo de garantir a efetiva adequação na estrutura física, organização e funcionamento do laboratório.
O Piauí recebeu um novo lote com 250 mil doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde, será usada para a segunda dose de crianças com até dois anos de idade. O objetivo é intensificar a vacinação em municípios que ainda estão com baixa cobertura.
As doses serão distribuídas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) aos municípios para reforçar a imunização da população. Segundo a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, estão sendo avaliados quais são os municípios que vão receber mais doses, levando em consideração a cobertura vacinal em cada cidade. “Dos 224 municípios do Piauí, apenas 19 deles estão atingindo a cobertura exigida pelo Ministério da Saúde, principalmente das crianças”, afirma Bárbara Pinheiro.