o sindicato classificou como “leviana qualquer manifestação de apoio político”
O SINTE-PI (Sindicato dos Servidores em Educação Básica Pública do Piauí) emitiu uma nota de repúdio após o vice-presidente da entidade, Kassyus Lages, anunciar adesão à pré-candidatura, a prefeito de Teresina, do deputado estadual Fábio Novo (PT). O acordo foi publicizado no sábado, 19.
O SINTE noticiou o repúdio no domingo, 20. Na manifestação, que não cita o nome de Kassyus, o sindicato classifica como “leviana qualquer manifestação de apoio político que use o nome do nosso sindicato”.
“De acordo com o artigo 22 do Estatuto do SINTE PIAUÍ, somente a presidência representa a entidade, salvo delegação. Portanto, é leviana qualquer manifestação de apoio político que use o nome do nosso sindicato, pois, repetimos, esta prerrogativa cabe a presidente do SINTE PIAUÍ, Paulina Almeida, ou a quem ela determine, que o faça”, frisou o SINTE na nota, que consta no portal de notícias da entidade.
Kassyus Lages gravou um vídeo, ao lado de Fábio Novo, para anunciar a adesão à pré-candidatura do deputado. O petista publicou o registro em seu perfil no Instagram.
“Eu queria dizer que, para mim, é uma satisfação enquanto sindicalista, também representante de uma classe muito importante que são os servidores da Educação… Dizer que nós temos a certeza de que Teresina vai crescer, vai ter uma pessoa de grande valia à frente da nossa prefeitura em 2024”, diz Lages no vídeo.
Confira, na íntegra, a nota divulgada pelo SINTE-PI:
“A presidente do SINTE PIAUÍ, Paulina Almeida, e as/os presidentes dos 27 Núcleos Regionais através desta nota pública manifestam o seu repúdio a toda e qualquer forma de vincular o nome deste sindicato a apoio político-partidário.
De acordo com o artigo 22 do Estatuto do SINTE PIAUÍ, somente a presidência representa a entidade, salvo delegação. Portanto, é leviana qualquer manifestação de apoio político que use o nome do nosso sindicato, pois, repetimos, esta prerrogativa cabe a presidente do SINTE PIAUÍ, Paulina Almeida, ou a quem ela determine, que o faça.
Em 54 anos de existência o SINTE PIAUÍ é pautado pela defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação. Não há como colocar em dúvida o papel histórico do SINTE PIAUÍ na luta sindical e no movimento popular.
É em respeito a este perfil conquistado e mantido com muita luta que caracterizamos como desonestidade intelectual o uso do nome do SINTE PIAUÍ em apoio a qualquer grupo político.
Nos mantemos ao lado da classe trabalhadora, com postura crítica e disposição para o enfrentamento contra todo e qualquer governo que retire nossos direitos. Não abrimos mão da luta, somos SINTE!“