Mais de 181 municípios piauienses estão em alerta vermelho até o dia 28 de agosto
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo por conta da onda de calor que está sobre o Piauí.
O alerta entra em vigor nesta sexta (25) e vai até dia 28 de agosto. Outros dois foram emitidos, estes referentes à baixa umidade na região.
Segundo o boletim, 181 municípios estão em alerta vermelho, o qual representa risco de hipertermia, que pode levar à morte. Ela acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal, sendo desencadeada por outros fatores que não estão relacionados ao combate de agentes infecciosos, por exemplo.
De acordo com o boletim do Inmet, o alerta vermelho é por conta das grandes temperaturas que estão castigando a região. Essas altas temperaturas indicam 5º C acima da média para o período e representam grande risco à saúde, como a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal acima do normal.
A climatologista da Semarh, Sara Cardoso, alerta para que a população evite exposição excessiva ao sol e busque se hidratar frequentemente. “Nós devemos tomar cuidado principalmente com relação à nossa saúde, devemos sempre estar nos hidratado no período da tarde, evitar exercícios físicos no período entre 12-16h, principalmente aqueles expostos ao sol”, recomenda a climatologista.
Outro alerta laranja foi emitido para diversas regiões do Piauí. Este é relacionado à baixa umidade, que pode acarretar sérios problemas de saúde. Segundo o boletim, os níveis de umidade no ar podem chegar a 20% e 12% nas regiões sudoeste, centro-norte e sudeste do estado. Já para o restante das regiões, a umidade pode atingir níveis entre 30% e 20%.